Instituto Durmstrang de Magia e Bruxaria
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Tutorial do RPG

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Mensagem por Juan Von Lichtenstein Qua Mar 28, 2012 6:50 pm

TUTORIAL

Aprenda a Jogar
Bem vindos, bruxinhos! Este aqui é o tutorial, que ensinará aos novos membros como jogar e aos mais antigos a não se esquecerem das regras e jogabilidade.

0 - O que é um RPG?
Bom, RPG é a abreviação do inglês Role-playing game (no qual pode ser traduzido livremente para "Jogo de interpretação de Personagens"). É um jogo onde o jogador terá de ter uma intensa imaginação onde irá criar um personagem, e controlará seus anseios, emoções, situações e afins. O nosso RPG, Instituto Durmstrang, funciona no sistema em que você joga fazendo posts, contando a vida da sua personagem, podendo interagir com outros, estes, sendo criados por você ou algum player (pessoa que cria sua própria personagem) do fórum.


1 – Postagens
Para conversar com outros jogadores, não é preciso nenhuma técnica super avançada ou preencher algum pré-requisito. Aja como se fosse a vida real, converse, descreva o ambiente a sua volta, enfim, você é o escritor, você deve ser criativo e interativo. A resposta do outro player virá de acordo com o que for postado, e assim a conversação se desenvolve.

1.1 - Interação com outros Players
Durante as postagens, não esqueça de utilizar o modo “On”, para descrever uma ação de sua personagem, e modo “Off”, para dar algum aviso ou fala fora do jogo. Quanto ao português, ele é muito benvindo, e, caso queira ser levado a sério pela administração a fim de almejar cargo no corpo docente, Ministério, ou quaisquer outras vagas, pedimos que o use bem (“vc”, “nóis”, abreviações irrelevantes, palavrões, entre outros, são abomináveis a nossos olhos, então preste atenção em suas postagens).

Não se esqueça de diferenciar a fala de alguma personagem com a fala narrativa. Use aspas ( “ ), asterisco ( * ) ou outra pontuação para explicitar o que é dito como narrador; a utilização de travessão ( – ), barra ( / ) ou outra pontuação pode ser usada para indicar a fala da personagem.

1.2 - Legendas
Para melhor entendimento de sua postagem, é bom que coloque legendas para diferenciar as falas. Ex:

Legendas:
Narração
- Fala da Personagem
”Pensamento da Personagem”
- Fala de outra Personagem
Citação:
On:

* Tomava um ótima banho da piscina de Durmstrang. Boiando na piscina e em meus pensamentos.. Então sinto uma mão em minha cabeça. *

- Ah, mas que droga, Felipe!

"Eita, que susto!”

- E aí, doidão, se refrescando aqui, é?

- Sim, mas tome cuidado, olhe atrás de você.

* Foi ótimo ver a reação que ele tomara com o susto. Toma essa! *


[center]NOTA: Só utilize a fala da personagem se ela for fictícia ou se outro jogador postou a frase.

2 – Inscrição no colégio
O momento mais aguardado pelos estudantes, matricular-se em Durmstrang! Mas, como eu faço para me registrar? Aonde passo no Pássaro Seletor? Tenho que abrir alguma conta em banco? Ok, vamos explicar cada um.


2.1 – Matrícula
Para se inscrever no Instituto de Magia e Bruxaria de Durmstrang, é bem fácil e simples. Antes de tudo, há o ícone “Matricular” logo acima. Clique nele e aceite os termos propostos. Em seguida, preencha o campo “Nome do usuário” (este será o nome visto por você e pelos outros membros), coloque seu e-mail, senha, preencha todos os quesitos. Você receberá um e-mail com o link para ativar sua conta, clique nele e então estará permitido seu login no RPG! Mas, como se faz para logar?

Entrar no fórum é ainda mais simples do que se matricular: Ao lado de “Matricular”, clique em “Entrar” e bote login e senha. Feito! Desfrute do mundo da magia!


2.2 – Pássaro Seletor
Entrei no RPG, mas ainda não estou em nenhuma Casa! Como faço? Têm até alguns membros coloridos... O que são eles? E, o que esse pássaro faz? Uma de cada vez, vamos lá.

• No início do fórum, há uma categoria chamada “Teste do Pássaro Seletor”. Clique nela e siga as orientações para preencher sua ficha;
• Este "Pássaro Seletor" é como o conhecido Chapéu Seletor. Ele simplesmente, lhe selecionará;
• Dentro de um a cinco dias, uma resposta será enviada em sua caixa de “Correio”, localizada no topo do RPG, será enviada a você, dando-lhe boas-vindas e dizendo sua Casa;
• Agora, sua personagem terá uma cor e rank, que indica a qual Casa pertence.


2.3 – Conta em banco e compra de materiais/objetos
Já que funciona no sistema RPG, como dito acima, roupas, livros, comida, todas são compradas com base na interação. Você pode abrir uma conta no “Beco Diagonal”, preencher e enviar a ficha, mas não há contagem de dinheiro, então livre interação e compra podem ser efetuadas a qualquer momento.

Para aumentar suas postagens, responda ao tópico onde pode comprar sua varinha ou material, interagindo com o dono da loja ou alguma pessoa presente.


3 – Foto de Avatar
O avatar é a foto que sua personagem exibe para todos.

• Primeiro, verifique se a personagem que você deseja utilizar está disponível .
• Para colocar uma foto, clique em “Perfil”, depois em “Avatar”;
• Se desejar pôr foto de alguém da Internet, copie o link da imagem e coloque no segundo campo “Enviar Avatar a partir de uma URL” e clique em salvar;
• Se optar pôr foto diretamente de seu PC, clique em “Procurar”, depois escolha a imagem e clique em salvar.



4 – Vila Viistokuja
Aqui é onde todo o material pode ser comprado.

• A Vila Viistokuja, é como o Beco Diagonal. Mas aqui você compra os materiais para Durmstrang;
• Só será possível visualizar a Vila Viistokuja quando você estiver numa das quatro Casas de Durmstrang;
• Clique AQUI para ir à Vila.


5 – Ficha Bruxa
Legal, já estou numa das Casas, tenho minha conta no banco, possuo todos os livros... Mas essa tal de “Ficha Bruxa”, o que ela é? Bom, aí é possível colocar a que Casa você pertence, qual sua vassoura, sua história, feitiço favorito, posição no quadribol, entre outras. Não sei preencher meu perfil, o que eu faço?

Para preenchê-lo, clique em “Perfil” no topo do RPG. Depois, clique em “Ficha Bruxa” e, em seguida, “Gerar Ficha de Personagem”. Feito!
Mas, tem campos como, por exemplo, a minha varinha, não posso colocar.
Como pode ver, sua varinha, bicho-papão entre outros campos, são pedidos na ficha de seleção. Então, estes são preenchidos pelo próprio Pássaro.


6 – Monitoria e Professores
Ah, como eu gostaria de ser um monitor! Zelaria pelo bem estar de todos e cumpriria as regras à risca... Ou, melhor ainda, gostaria de ser professor! Sim, ensinar a todos, que massa seria.

Calma lá! Para conseguir um destes cargos, precisamos avaliar sua personagem durante o RPG.

Os monitores são escolhidos através de suas notas e se seguem às regras do RPG; também são alunos excepcionais que botamos para instruir os novos estudantes. “Os monitores são escolhidos através de seus esforços como alunos”, aquela velha história.

Já para se tornar parte do corpo docente, uma ficha deve ser preenchida e enviada para o Diretor Ghylbert Connoly. O modelo da ficha está em Fichas de Inscrição.


7 – Mensagens Privadas
O que seriam as mensagens privadas? Como diz o próprio nome, são mensagens destinadas somente ao usuário que a recebeu. Para acessar suas MP’s (como são abreviadas as Mensagens Privadas), clique no ícone “Correio” logo em cima no RPG.


8 – Assinatura
Sua assinatura aparece quando você posta uma mensagem. É possível colocar o que quiser, desde imagens a textos, dentre outros.

Há alguns passos para colocar sua assinatura:

• Clique em “Perfil”, depois em “Assinatura”;
• Para colocar uma imagem, primeiramente você deve hospedar uma imagem na Internet, o que pode ser feito através do site http://imageshack.us/ .


9 – Habilidades especiais
As habilidades especiais são as características e/ou poderes que alguns membros possuem, a fim de evitar a quantidade excessiva de “animagos” ou “legilimentes” e “ofidioglotas”. Para ter uma habilidade especial, se deve preencher a uma ficha e enviar ao Diretor Ghylbert Connoly.

Vira e mexe, novas habilidades podem aparecer, então fique atento às que estão por vir (vide também as habilidades que estão disponíveis).


10 – Nomes das personagens dos livros
Caso você não tenha lido tudo e colocou o nome da sua personagem como o de alguém do livro, não se preocupe: encaminha uma MP para um administrador e ele mudará seu nome. É proibida a utilização de nomes como “Potter”, “Granger” ou qualquer nomenclatura que derive dos livros (a não ser que a administração aprove).


11 – Comensais, Aurores e Duelos
Há o lado do bem e do mal, sim. Os comensais podem matar a qualquer momento, assim como os aurores podem te salvar no último instante. Como eu sei quem é quem?

Os bruxos das trevas têm a cor cinza-escuro em seus nomes, e os aurores possuem um tom bege-claro. Cuidado com quem você for interagir, ele pode te matar! Ah, que droga, então não posso ir a nenhum lugar!

• Primeiro: você pode ir aonde quiser, os comensais é que não podem (como os terrenos da escola);
• Segundo: nem sempre os comensais atacam os alunos, só os que tiverem experiência em duelos ou que lhes “atrapalharem” em alguma coisa;
• Caso você morra, pode entrar no grupo dos fantasmas;
• Para mais detalhes, vide as Regras de Duelos.


12 - Pontos
Os pontos são distribuídos para cada uma das Casas, baseados nas postagens dos alunos nas aulas; além disso, contamos as partidas de quadribol e a Copa das Casas.


13 - Aulas
As aulas são de vital importância para seu progresso no RPG. E isso por quê? Bom, como nos livros da série, os estudantes mais velhos têm maior conhecimento sobre magia e, consequentemente, mais estudo e prática. Os que forem do 4º ano poderão vencer facilmente um aluno do 3º, e por aí vai.


13.1 - Participando das aulas
Mas como participo das aulas? O que tenho que fazer para uma boa postagem? Vamos aos fatos:

• As aulas serão realizadas de quatro a seis vezes durante o ano letivo, e são postadas a cada duas semanas;
• O tempo real do semestre dura de três a quatro meses;
• Cada aula valerá 10 pontos, que ficarão a critério do professor avaliar;
• Para postar numa aula, primeiramente você deve participar do 1º ano;
• As postagens na sala de aula funcionam como em qualquer outro lugar do RPG, mas devem ser posts com conteúdo e sem floods. Já que os professores avaliam de acordo com a qualidade da sua postagem, é necessário que você se esforce ao redigir uma boa aula, caso contrário, você poderá levar um belo de um T (trasgo);
• Apenas UMA postagem do aluno por aula;
• Os professores avisam quando será a próxima aula;
• As notas de cada um contam para a Taça das Casas, portanto, não bobeie.

Nota: Média 6 (A - Aceitável) para passar de ano.


13.2 - Calouros e "atrasildos”
Mas eu sou calouro e entrei na metade do ano letivo! E agora, tem como recuperar as notas?

• É possível recuperar as notas no final do semestre. Os professores passam um trabalho de recuperação junto com a prova final, então dá pra passar ainda;
• Se postar após o prazo solicitado pelo professor, sua nota NÃO será avaliada e será como se você não tivesse comparecido à aula;
• Caso não passe de ano, você pode refazer sua série novamente no próximo semestre.

Juan Von Lichtenstein
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